terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Criolipólise - Tratamento Inovador


Quem inventou a criolipólise

Estudos realizados pelo dermatologista norte-americano  Rox Anderson, da Escola de Medicina de Harvard (EUA), deram origem à criolipólise, onde foi testada em 1.200 voluntários nos Estados Unidos e Europa. Ele descobriu que as células adiposas são extremamente sensíveis ao frio, e que isso poderia ser uma arma eficiente no combate à gordura localizada.

Como funciona e quais os efeitos

A criolipólise é feita através de um aparelho com um cabeçote acoplado na pele fazendo uma sucção na porção de gordura. Através do resfriamento intenso e claro controlado “mata” as células de gordura que são os adipócitos, por sua vez mais sensíveis ao frio sem prejudicar outros tecidos como, o músculo. 

Durante o tratamento, o equipamento ataca somente as células de gordura da região selecionada, resfriando a gordura a -5º C até -10°C durante uma hora. A pele é protegida por uma película de vaselina e propriedades que evitem a queimadura da pele durante a sessão.

A eliminação da gordura é feita pelo sistema imune, a gordura no interior das células é conduzida ao fígado pelo sistema linfático para sua metabolização. Uma vez que o sistema linfático leva apenas uma pequena quantidade diária de gordura para ser metabolizada, não há perigo de sobrecarga do fígado. O processo de eliminação lento pode levar, em media, dois a três meses.

No início, o paciente sente como um puxão firme e um frio intenso, mas suportável, na região aplicada. Logo após, a sensação é de formigamento na região. Os especialistas garantem que essas sensações são suportáveis e passageiras, e que o paciente não sente dor durante, nem depois do tratamento.

A recuperação da criolipólise é imediata (só fica uma vermelhidão no local tratado e um inchaço que pode durar até duas semanas) e os resultados podem ser percebidos em até dois meses após a primeira aplicação. “Em cada sessão perde-se cerca de 25% a 30% da gordura da região aplicada. O número de sessões varia de acordo com a espessura de gordura de cada uma e do resultado esperado pelo paciente. Mas a média de sessões são de duas a três por região”.

O preço de cada sessão: varia de R$ 1.200,00 a R$ 3.000,00.

Os especialistas garantem que os resultados são permanentes – desde que o paciente tome cuidados para não voltar a engordar. A estimativa apresentada pela Academia Americana de Dermatologia é de que mais de 50.000 pacientes no mundo já tenham realizado esse procedimento. No Brasil, as clínicas calculam que uma faixa de 3.000 pessoas já passaram pelo procedimento.

A sua indicação tem bons resultados para a gordura localizada podendo melhorar a celulite  e a flacidez, porem esses dois últimos não tem estudos comprovados. Para a flacidez de pele deve-se associar com a radiofrequência.