quarta-feira, 29 de agosto de 2012

NA MÍDIA: Revista Plástica & Beleza


NA MÍDIA: Revsita Viva Saúde


NA MÍDIA: Revista Shape



NA MÍDIA: Revista Plástica & Beleza


NA MÍDIA: Revista ZN


NA MÍDIA: Revista Opaque


NA MÍDIA: Revista Casa Bairro


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Alimentos Anti Aging


Os alimentos Anti -Aging são aqueles que possuem compostos Bioativos que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce. A nutricionista da Emagrecentro Mandaqui, Paula Castilho e a fisioterapeuta Juliana Piola, explicam que são excelentes antioxidantes e ativam as células do rejuvenescimento. É claro que uma dieta balanceada, aliada a uma vida mais saudável e com a prática de exercícios favorece os benefícios dos alimentos. Logo, devemos mudar o estilo de vida e evitar todas as atitudes que aumentam o processo de envelhecimento.
Alimentos e hábitos de vida que potencializam o efeito de envelhecimento
Carboidratos alto índice glicêmico: Pães, biscoitos, arroz, batata, pizza, cerveja...
Gorduras saturadas e trans: Alimentos industrializados, sanduiches, coco, óleos de soja, milho, girassol, queijos amarelos , carnes gordurosas entre outros.
Deficiência de Vitamina D: Ausência de exposição ao sol, peixes.
Escassez de Fitoquímicos e antioxidantes: Ausência de ingestão de verduras, vegetais e frutas.
Ingestão de alergênicos alimentares e alimentos Diet e Light: Diet, light, leite, trigo, ovos, manteiga, chocolate.
Estilo de vida: Ingestão de álcool, fumo, sedentarismo, estresse.
Lista de alimentos que devem ser proibidos:
Açúcar, mel, geléia, compota, marmelada, produtos de confeitaria e pastelaria, chocolates, fruta em calda, refrigerantes e outras bebidas açucaradas, folhados,natas, salgadinhos, enchidos e fumados, conservas e enlatados (exceto atum na água bem escorrido), fritos, assados com gordura, molhos com gordura, caldos concentrados de gordura,bebidas alcoólicas.
No topo da lista estão os alimentos com alto índice glicêmico
- Açúcar – Doces todos os tipos.
- Pães – Os piores são os doces, depois o famoso pão de sal comum, os toleráveis são os integrais.
- Massas – Dentre as opções de carboidratos é uma boa opção desde que usada com moderação
- Arroz – sempre usar junto com o feijão e evitar o arroz branco.
- Batata – deve ser evitado ao máximo.
- O álcool principalmente a cerveja que deve ser eliminada completamente da dieta de qualquer pessoa.
- O leite deve ser evitado por muitas pessoas que possuem uma intolerância a lactose assim como todos os alimentos industrializados que incluem ai os refrigerantes light ou diet além de outras substâncias dietéticas.
“Estes alimentos no momento em que caem no estômago são transformados em glicose, aumentando a taxa de açúcar no sangue num piscar de olhos, o que faz disparar a produção de insulina. Esse hormônio é responsável em transportar o açúcar circulante para dentro das células. Mas, liberado depressa demais, tem efeito inflamatório, além de fazer o organismo estocar gordura. Então estabelece o ciclo vicioso inflamatório. A gordura corporal, principalmente aquela acumulada na barriga, estimula a produção de radicais livres, também consideradas substâncias inflamatórias. A situação é ainda mais grave se você come fritura e comidas ricas em gordura saturada ou trans”, explica Paula Castilho.
Reverter o quadro e manter as células saudáveis é fácil. Os alimentos antiinflamatórios, grandes aliados na batalha contra a obesidade e a pele desvitalizada.
Os principais alimentos com efeito Anti Aging são:
- Frutas vermelhas, – Castanhas, – Peixes de água geladas – Folhas verde escura, Farinha de linhaça. Para completar seu programa antioxidante, evite o excesso de sol, fuja de ambientes muito poluídos e empenhe de fato em controlar o stress do dia-a-dia, além de fazer atividade física pelo menos 3 vezes por semana. O consumo de alimentos antiinflamatórios, deve se tornar um hábito diário.
Alimentos que devem fazer parte de sua vida a partir de hoje:
Óleos bons para saúde – Óleo de semente de abóbora, óleo de castanha do Brasil, óleo de prímula, óleo de linhaça e azeite de oliva extra virgem: Além de ter propriedades antiinflamatórias, é essencial para a absorção dos antioxidantes antiinflamatórios presentes nas verduras. Porção: 1 colher de sopa de azeite por dia.
Aveia: Suas fibras ajudam a reduzir o açúcar no sangue e, por isso, é um cereal aliado no processo antiinflamatório. Porção: 2 colheres de sopa de farelo de aveia por dia.
Brócolis: contêm fitonutrientes que potencializam os sistemas antioxidantes de defesa do organismo.Porção: ½ xícara de chá por dia.
Chá verde: tem substâncias antioxidantes (as catequinas), além de ações termogênica (acelera o metabolismo)e oxidativa das gorduras (evita a absorção da gordura). Os estudos ainda mostram que o chá verde diminui o açúcar no sangue. Porção: 5 copos por dia, importante deve ser tomado um copo a cada 2 horas.
Frutas vermelhas: são as queridinhas nesta dieta. Carregam uma quantidade enorme de antocianinas,substâncias antioxidantes com poder antiinflamatório. Opções: ameixa, amora, morango, açaí, acerola, framboesa, goiaba vermelha. Porção: 1 xícara de chá por dia.
Yakult: os probióticos, com lactobacilos vivos que facilitam a digestão e o funcionamento do intestino, estimulam a produção de substâncias antiinflamatórias. Porção: 1 por dia.
Farinha de Semente de linhaça: tem ômega 3 e uma turma de antioxidantes. Vale ressaltar a vitamina E, que contribui para a renovação celular e, por isso, adia o envelhecimento. Gergelim, castanhas e outras oleaginosas, ricas em gordura do bem, também entram na lista dos alimentos antiinflamatórios. Porção: 2 colheres de sopa por dia.
Soja: o grão cozido, torrado ou fermentado (missô) ou em forma de queijo (Tofú) é rico em isoflavonas, fito-hormônios que inibem a produção de substâncias inflamatórias. Na forma de iogurte, leite ou queijo (tofu), essa leguminosa é uma boa fonte de proteína – importante para a manutenção da massa magra, que faz o corpo queimar mais calorias, mesmo quando você está parado. Porção: 2 colheres de sopa do grão por dia (ou 1 copo do iogurte ou leite de soja).
Farinha de Banana Verdeuma farinha rica em inulina uma substância é uma tipo especial de fibra alimenta que melhora a flora bacteriana intestinal (Pró Bióticos) a dose diária é de uma colher de sopa.
Açaí: Alta capacidade antioxidante e com baixo Índice glicêmico. Dose: 1 vez por semana uma tigela.
Alho – Tem ação antioxidante importante devido a presença de alhicina. Mas o mais importante é a ação anticâncer do alho assim como a cebola, o alho poro, salsa, cebolinha.
Hábitos externos que potencializam o envelhecimento são:
- A ausência do uso do protetor solar.
- A falta de hidratação.
- Não retirar a maquiagem.
- O vicio de fumar ou ingerir bebidas alcoólicas.
Felizmente existe hoje um grande recurso para prevenir, retardar e amenizar as linhas de expressão e futuras rugas com os cosméticos e fórmulas manipuladas com ativos específicos extraídas de nossa natureza com os alimentos que ingerimos e que também podemos utilizar na nossa pele. “Temos cosméticos com a formulação de alface para hidratação, calmante, e secativo que é indicado para peles sensíveis por sua propriedade medicinal. A máscara de alho, rica em vitaminas a sais minerais, é um ótimo anti-séptico e antioxidante no combate dos radicais livres. A loção com agrião é rica em vitaminas, minerais e oligoelementos para o tratamento a acne. Emoliente de aveia nutri é anti-irritante nas lesões causadas pelo sol, combatendo o envelhecimento da pele”, explica Juliana Piola.
Outro recurso muito benéfico para a pele é o Peeling Enzimático, que é extraído do abacate e da papaia indicado para peles desvitalizadas, envelhecidas e fotoenvelhecidas. Um cosmético que não pode faltar é a Vitamina C, anti-radicais livres, que estimula o colágeno, é hidratante, cicatrizante, tonificante e clareador. Indicado para a prevenção do envelhecimento e pode ser usado em todos os tipos de pele, finaliza Juliana.
     
Vitamina E tem um melhor resultado combinado com a Vitamina C, também tem ação antioxidante, ativa a circulação retarda o envelhecimento e pode ser usado para todos os tipos de pele. 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Xô olheiras! – Tratamentos para Olheiras com Nanocosméticos




As famosas e indesejadas manchas escuras ao redor dos olhos são o pesadelo de qualquer pessoa, mas a tecnologia está a nosso favor, e graças aos cosméticos inteligentes- Nanocoscéticos- podemos ficar livres das temidas olheiras. Juliana Piola, fisioterapeuta, esclarece algumas dúvidas e explica como tratar o problema.

Existem quatro tipos de olheiras com causas diferentes, “as olheiras constitucionais são aquelas de coloração acastanhada e funda. São comuns em pessoas de etnias indianas e árabes, costumam ser resistentes aos tratamentos, demoram para se ter resultados que na maioria das vezes são mínimos. Olheiras melânicas, são causadas pelo aumento no pigmento da pele o tom de pele, o excesso de sol e o estímulo hormonal são responsáveis pelo seu aparecimento ou aumento. Os tratamentos de clareamento apresentam bons resultados. Olheiras sanguíneas, são aquelas com o acumulo de sangue na região com coloração arroxeadas, os tratamentos favorecem a circulação. Olheiras vasculares, são azuladas pelo excesso de retenção de fluidos o estresse e o cansaço são as causas principais, os tratamentos para aumentar a circulação apresentam bons resultados”, explica Juliana.

As causas mais comuns de olheiras são: hereditariedade, etnia, cansaço, dormir pouco, fazer dietas radicais para emagrecer, período menstrual, exposição ao sol e doenças respiratórias.

Juliana indica que para cada caso de olheira, há um tratamento específico, por isso, é preciso procurar um profissional para orientá-la sobre o melhor tratamento.

Uma novidade é a tecnologia nanociência, que trabalha com partículas muito pequenas facilitando a penetração dos ativos ajudando a ultrapassar as barreiras da pele, assim os cremes chegam há um aproveitamento de 75% aplicados já na primeira sessão.   “Os tratamentos para olheiras precisam ser sempre associados para obter bons resultados. Um dos mais indicados são os tratamentos com a carboxiterapia para aumentar a circulação da região, os tratamentos estéticos com os cosméticos de ultima geração com nanotecnologia devem ser realizados em clínicas e o profissional faz a indicação de cosméticos para uso em casa” salienta Juliana.

Entre os nanocosméticos, o ácido ferúlico nanoparticulado- que é encontrado em plantas e sementes e possuemação antioxidante- são os mais indicados. Para obter mais resultados associe o tratamento com sessões de carboxiterapia.

Dicas:
·         Procure tratar de suas olheiras com os produtos indicados por um profissional da área;
·         Durma bem e no mínimo de 7 horas;
·         Não deixe de dormir sem fazer os cuidados necessários para o tratamento;
·         Pratique atividade física;
·         Faça compressas com algodão umedecido em chá de camomila frio e/ou com pepino de 1 a 2 vezes por semana;
·         Beba bastante água;
·         Use protetor solar no mínimo de FPS 30.

SERVIÇO:
Dra. Juliana Piola- fisioterapeuta
11 22817369 / 11 23617369
Av. Engenheiro Caetano Álvares, 5.650

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CUIDADOS COM A PELE


A fisioterapeuta dermatofuncional, Juliana Piola, esclarece dúvidas sobre os cuidados com a pele duranto o inverno.

 
O inverno exige cuidados especiais com a pele do rosto e do corpo. Quais?
Sim, sem dúvidas. No inverno a pele fica mais ressecada, por isso é preciso um cuidado especial. Abusar dos cremes hidratantes e do consumo de água, para a pele não ressecar e descamar.

Como cuidar dos diferentes tipos de pele?
Oleosa: As peles oleosas não sofrem tanto com o ressecamento no inverno, mas mesmo assim, precisam ter um cuidado especial. Pois a limpeza da mesma é imprescindível. O ideal é faz uma higienização com um tônico específico para esse tipo de pele, pois ajuda a pele a controlar o excesso de oleosidade e fazer uso de hidratantes oil free, que hidratam, mas não deixam a pele oleosa.
Seca: A pele seca é a que mais sofre, por isso é preciso abusar de bons cremes hidratantes, evitar tomar banho com água muito quente e sempre passar cremes para proteger do ressecamento.
Normal: A pele normal também sofre, por isso hidrata-la após o banho é ideal. Sempre fazer uso de cremes hidratantes.
Mista: Quem tem pele mista precisa procurar produtos específicos para esse tipo de pele. O ideal é concentrar o uso de produtos oil free na zona T (testa, nariz e queixo).

 Os cuidados variam de acordo com a idade de cada pessoa?
Sim, a pele vai mudando de acordo com o nosso crescimento e amadurecimento, o adolescente vive com as transformações na pele, que aparecem em forma de cravos e espinhas, a culpa é dos hormônios que nesse período estão borbulhando e agem diretamente nas glândulas sebáceas, estimulando a produção de sebo, que entope os poros formando os cravos que, quando inflamam, se transformam em espinhas e em alguns casos formam cistos. Além da produção exagerada de sebo, outros fatores contribuem para o problema como predisposição genética, menstruação irregular, proliferação bacteriana na pele, higiene inadequada e uso abusivo de cosméticos e maquiagens. E junto com a acne, ainda que com uma incidência menor, podem surgir outros problemas de pele como as sardas por causa da exposição solar sem proteção adequada. A partir dos 25 a produção de óleos diminui, e linhas de expressão finas e "pés de galinha" começam a aparecer. O colágeno e a elastina começam a diminuir, e veias quebradas podem aparecer na forma de pontinhas vermelhas minúsculas. A pele também tende a estar mais sujeita a mudanças hormonais nessa idade. São necessários produtos com ação hidratante e com propriedades na redução de rugas e linhas de expressão, o que inclui ativos com efeito “botox-like” e que estimulem as funções das células. Como exemplo desta atividade temos os fatores de crescimento e peptídeos. Os primeiros tratamentos antiaging com profissionais são indicados para potencializar os resultados.
No inverno, as mulheres costumam ousar um pouco mais na maquiagem, nesses casos, como cuidar da pele do rosto antes e depois da aplicação do make up?
Sempre com uma boa higienização. Antes de aplicar o make, é imprescindível que a pele esteja limpa, tonificada e hidratada, pois, além do make ficar melhor, a pele sofre menos. E nunca dormir com maquiagem, pois esse é um erro fatal para o aparecimento de cravos, espinhas, oleosidade.

Como aplicar o hidratante, por exemplo, da maneira certa?
É ideal passar o hidratante após o banho, pois a pele já está preparada. Pequena quantidade já é o suficiente, pois é preciso espalhar até a pele absorver tudo.

Como combater os problemas listados abaixo:
Rugas: Inicie os bons hábitos cedo, hidratando sua pele diariamente com um hidratante que contenha um FPS (fator de proteção solar) de pelo menos 15. Lavar o rosto, especialmente com água quente, remove os óleos naturais. Utilize uma solução de limpeza suave com hidratante ao invés de sabonete, e depois um hidratante leve. Evite exposição ao sol, os danos provocados agora pelo sol aparecerão mais tarde na forma de manchas e rugas.
Dormir bem é importante para a beleza. Aplique um creme antes de dormir e acorde com a pele do rosto hidratada. Não se esqueça da hidratação interna, também. Beba pelo menos 8 copos de água por dia.

Poros dilatados: Os poros dilatados podem ser tratados com uma boa higienização d apele e tratamentos como peeling de cristal.

Estrias: Um tratamento eficaz contra as estrias é a carboxiterapia.O procedimento consiste na aplicação de gás carbônico (CO2) por meio de infusão tecidual com pressão controlada. Com a ajuda de uma micro-agulha, o gás carbônico é injetado nos tecidos cutâneos, difundindo-se para as proximidades da aplicação. Ainda de acordo com a profissional, o método não é cirúrgico e não é muito dolorido. O gás utilizado é atóxico, não embólico e naturalmente presente em nosso organismo, especificamente em fases do metabolismo celular. Por isso mesmo, seu uso é considerado altamente seguro. O gás carbônico em contato com o tecido subcutâneo destrói o tecido gorduroso e possui efeito vasodilatador. Com esta dilatação é enviado para a região mais oxigênio, o que diminui os fluidos entre as células, melhorando a circulação e oxigenação dos tecidos. Uma vez que a Carboxiterapia também estimularia a formação de colágeno e novas fibras elásticas, ela também pode ser indicada para o tratamento de estrias, olheiras, e rejuvenescimento facial e corporal.

Ressecamento: Abusar de cremes hidratantes e da limpeza facial.
Manchas: Atualmente os peelings são excelentes no tratamento de manchas, mas só com uma avaliação profissional para indicar qual omelhor tratamento para cada tipo de pele.
Acne: Lavar o rosto com sabonete específico para o tipo de pele 3 vezes ao dia e fazer uso de um tônico também para o tipo de pele. Aqui é importante a indicação de um profissional.  

No frio, muitas pessoas ficam com a pele do rosto vermelha, porque isso acontece e como evitar?
Porque a pele está mais sensibilizada, o frio e o vento prejudicam a pele. Para evitar é preciso fazer uso de cremes hidratantes e fotoproteção.

Qual a maneira certa de lavar o rosto?
Com um bom sabonete, ideal para cada tipo de pele e um tônico. Lavar com esses produtos, pelo menos, duas vezes ao dia.

Quantas vezes por dia é preciso higienizar a pele do rosto?
Pelo menos duas vezes ao dia.

Qual a temperatura certa da água (para tomar banho e para lavar o rosto)?
O ideal é deixar o chuveiro no morno, pois não prejudica a pele.

E a esfoliação quando, como e por quem ela deve ser feita? Somente no rosto o também no corpo?
A esfoliação pode ser realizada todos os dias, especialmente com produtos de esfoliação suave que existe no mercado. Há cada 15 dias, pode-se fazer uma esfoliação mais profunda, para retirar as células mortas. É indicado fazer no corpo todo. O ideal é que seja feita por profissionais, com produtos profissionais.

E quanto aos pelos encravados? O problema piora no inverno? Como controlar?
A esfoliação pode ajudar no tratamento dos pelos encravados.

SERVIÇO:
Dra. Juliana Piola- fisioterapeuta dermatofuncional
11 22817369 / 11 23617369
Av. Engenheiro Caetano Álvares, 5.650

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

HIDROLIPOCLASIA ULTRASSÔNICA




Acabar com aquela indesejável gordura localizada deixou de ser sinônimo de cirurgia, longos dias de repouso e altos gastos para o bolso. A cada dia novas técnicas são desenvolvidas e se tornam alternativas para tratamentos estéticos sem intervenção cirúrgica. A técnica se tornou aliada de quem quer alcançar a boa forma física.

A Hidrolipoclasia Ultrassônica consiste numa técnica que visa eliminar ou pelo menos reduzir bastante a gordura localizada. “Injeta-se na área a ser tratada, por meio de seringa, uma solução contendo soro fisiológico e água destilada, assim a membrana do adipócito (célula de gordura) ficará mais tensa. Em seguida é feito o Heccus- ultrassom de alta potência- sobre o local. O ultrassom promove uma vibração mecânica e leva a agitação e ruptura das células gordurosas, que serão drenadas pelo próprio organismo”, explica Juliana Piola, fisioterapeuta dermatofuncional.

Assim que termina a sessão a pessoa já pode ir embora. Não há necessidade de repouso e nem curativos. A área pode ficar levemente dolorida e inchada e podem surgir alguns hematomas, por isso não é recomendado tomar sol até que desapareçam.

“As regiões mais indicadas para o tratamento com Hidrolipoclasia Ultrassônica são aquelas em que é difícil solucionar o problema apenas com atividade física e dieta, como o abdômen, culotes, coxas e flancos (os famosos pneuzinhos)”, salienta Juliana.

Um dos benefícios da Hidrolipoclasia Ultrassônica é não depender do uso de anestesia, pois são utilizadas agulhas bem finas para a aplicação do soro, a Hidrolipoclasia Ultrassônica é feita dentro da própria clínica e o paciente já é liberado para trabalhar no mesmo dia.

Além de auxiliar na redução de medidas- especialmente nas gorduras localizadas, a Hidrolipoclasia Ultrassônica também contribui para a diminuição da espessura do tecido adiposo, melhorando o aspecto da pele flácida, a circulação sanguínea e a oxigenação das células.

Mas atenção! Essa técnica é indicada para pessoas com IMC normal (Indicie de Massa Corporal) e gordura localizada, que mantêm uma dieta mais balanceada e pratica algum tipo de exercício físico. Não deve ser utilizada para emagrecimento ou para tratar obesidade.

SERVIÇO:
Dra. Juliana Piola- fisioterapeuta dermatofuncional
11 22817369 / 11 23617369