quarta-feira, 28 de março de 2012

Dúvidas sobre celulite?!



A fisioterapeuta Juliana Piola esclarece algumas dúvidas...


- O que é celulite? O que é mito e o que é verdade?
Tão temida pelas mulheres, a celulite- lipodistrofia ginóide- é causada por uma alteração no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação, e aumento do tecido fibroso. A celulite é caracterizada geralmente por ondulações na pele ou aspecto de casca de laranja. É uma alteração na superfície da pele que ocorre na maioria das mulheres após a puberdade. A celulite se apresenta como uma alteração de relevo composta de depressões e nódulos, presentes principalmente em mulheres nos glúteos, culotes e abdômen. As causas da celulite envolvem alterações na fisiologia do metabolismo e na alimentação com quantidade em excesso ou qualidade deficiente, alterações na estrutura do tecido conjuntivo, fatores hormonais, fatores genéticos, sistema microcirculatório, matriz extracelular e alterações inflamatórias. Vários fatores genéticos também contribuem para a formação da celulite, entre eles: gênero, raça, biotipo, distribuição da gordura no organismo e predisposição para insuficiência linfática ou vascular. Mulheres da raça branca têm menos colágeno, o que facilita a herniação da gordura e aparecimento de celulite, enquanto que as orientais e negras têm mais colágeno (por isso formam queloide mais facilmente), e têm menos celulite.

- A celulite possui tratamento?
Sim, atualmente temos uma grande variedade de tratamentos específicos para tratá-la.

- Quais tratamentos são realmente efetivos e quais não dão resultados?
A celulite requer um tratamento individualizado, já que possui 4 fases diferentes. Aparece geralmente nas áreas do glúteo, culote, abdome, coxas e braços. A escolha do melhor tratamento depende de uma avaliação. É durante a avaliação que verificamos qual o grau da celulite, se há gordura localizada, flacidez, e assim montamos uma programação de tratamento individualizada. Entre os mais populares e eficazes estão o Manthus, um equipamento totalmente computadorizado, tem exclusivo cabeçote tripolar, que gera ultrassom de alta potência e correntes estéreo-dinâmicas ao mesmo tempo, permite uma ação mais rápida e eficaz contra a celulite. O Heccus, um equipamento tripolar, isto é, com três transdutores que atuam simultaneamente. Essa disposição permite tratar uma área maior em menor tempo de aplicação e permite uma melhor distribuição da energia pelos tecidos, atingindo de forma tridimensional as células imediatamente abaixo do cabeçote em movimento. Como está associado à corrente terapêutica Aussie, permite estimular simultaneamente a drenagem linfática local e/ou o fortalecimento muscular dependendo da frequência de estimulação utilizada. A Drenagem linfática, exercida uma leve pressão com os dedos ou com as mãos, conforme a região do corpo. Essa pressão segue sempre o sentido fisiológico da drenagem, ou seja, dos membros em direção ao corpo, ajudando os líquidos a seguirem o caminho linfático. Indicada para quem tem retenção de líquidos e celulite. A  Carboxiterapia, trata-se basicamente de uma técnica nova, simples e com rapidez comprovada. Entre 10 a 15 sessões são necessárias para eliminar a celulite dependendo do grau e extensão.A técnica estética não é feita através de cirurgia, na qual, gás carbônico é injetado no tecido subcutâneo utilizando-se um parelho com uma agulha muito fina. E a Mesoterapia, um procedimento não cirúrgico, que consiste em administrar medicações diretamente na área a ser tratada, o que torna essa técnica muito mais eficaz, pois não se “perde” princípio ativo para outras áreas do corpo. Por meio de uma série de múltiplas micro-injeções feitas com profundidade entre 0,5 mm e 4 mm, uma mínima quantidade de medicações é colocada diretamente dentro da derme (a camada da pele logo abaixo da epiderme). Usa-se uma agulha bem fina, mais fina que uma agulha de insulina. Para quem tem medo de agulhas, existe a alternativa de fazer a mesoterapia sem agulhas é feita por aplicação de breves impulsos de voltagem sobre as células e tecidos, fazendo a ionização e penetração de substancias através da pele, não invasiva, indolor, rápida, segura e altamente eficaz.

- Fazer exercícios físicos ajuda a eliminar/evitar a celulite? Se sim, quais?
Sim, sem dúvidas, para combater a celulite é importante praticar exercício físico regular como caminhada, bicicleta ou natação. Alguns exercícios na academia também ajudam, como o agachamento, leg press e flexão- sempre com a ajuda de um profissional.

- Qual é o papel da alimentação na aparição de celulite?
É fundamental ter uma alimentação balanceada. Ao se melhorar a qualidade da alimentação, pode-se diminuir a gordura corporal total, melhorando o aspecto da celulite. Alimentos ricos em carboidratos (açúcares, massas), refrigerantes e alimentos contendo cafeína podem aumentar a celulite.

- Qual a sua dica/truque de profissional para tratar as celulites?
Prefira os alimentos integrais, que são ricos em fibras e ajudam a diminuir a absorção das gorduras, além de contribuir para a regulação do intestino. Evite os alimentos enlatados, que contém muitos conservantes. Um aspecto importante são as substâncias alimentares retentoras de água, que podem aumentar o problema da celulite. Essas são compreendidas pelo sódio, presente em grandes quantidades no sal, alimentos processados e molhos como shoyo e inglês. A lactose (açúcar do leite) também pode exercer esse papel, devendo esse ser consumido com moderação. Prefira iogurtes e queijos que possuam teor de lactose diminuído. Também é importante reduzir as gorduras da dieta, pois estas contribuem para o aumento de células do tecido adiposo e consequentemente o aumento de peso, extremamente relacionado com a potencializarão da celulite. Associado a uma dieta equilibrada deve-se praticar exercícios regularmente.  Evite alimentos ou preparações gordurosas, como feijoada, pizzas, molhos gordurosos, queijos gordos, pães e bolachas recheados, chantilly, biscoitos amanteigados, sorvetes.

SERVIÇO:
Dra. Juliana Piola- fisioterapeuta
11 22817369 / 11 960724599
Rua Augusto Tolle, 767 - Conj 102
www.julianapiola.blogspot.com
www.espacopiola.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário