quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Drenagen Linfática



  A Dra. Juliana Piola esclarece dúvidas sobre drenagem linfática. 



Qual a função da drenagem linfática e como é feito esse procedimento?
A massagem consiste em manobras suaves, lentas, rítmicas e relaxantes, com os dedos ou as mãos de acordo com a zona do corpo. Uma pressão que cause dor pode romper vasos e formar hematomas, trazendo complicações para o quadro da paciente. A Drenagem Linfática é manual, porque só manualmente se consegue respeitar a fisiologia do sistema linfático. Os movimentos da massagem seguem o trajeto dos vasos linfáticos, o que melhora as funções essenciais do sistema venoso e linfático. A principal finalidade é mobilizar a corrente de líquidos que está dentro dos vasos linfáticos com objetivo de movimentar a linfa em direção aos gânglios (nos capilares linfáticos, esse líquido passa a se chamar linfa). Esta prática melhora a circulação sanguínea, por isso, é recomendada no tratamento de celulite, porque elimina líquido. Podem causar a retenção de líquidos uma dieta rica em sal e gordura, alterações hormonais, problemas circulatórios, processos inflamatórios, roupa apertada, entre outros. Assim, o corpo fica sobrecarregado por um excesso de liquido que não consegue reabsorver, ocasionando a celulite. A estimulação da circulação linfática ajuda o corpo a eliminar toxinas e auxilia na nutrição dos tecidos. A Drenagem Linfática também é ótima para cólicas menstruais, em gestantes alivia dores nas pernas e a sensação de peso, também funciona muito bem para minimizar hematomas e evitar processos fibróticos nos pós-cirúrgicos, como plásticas e lipo.

 Há contra indicações?
Qualquer pessoa pode receber esta massagem, não precisa necessariamente estar com algum problema. A Drenagem Linfática somente possui contraindicação absoluta em casos de trombose venosa profunda e quando existe a suspeita ou se está em tratamento do câncer. Pessoas cardíacas ou com a pressão alta possuem contraindicações relativas, salvo quando controladas por medicamentos. É absolutamente indicado para gestantes, principalmente, para aliviar as dores do corpo muito inchado nos últimos meses da gravidez.

Quais problemas de saúde podem ser evitados ou minimizados através da drenagem linfática?
Além do estímulo da circulação, a Drenagem é recomendada para o desaparecimento de inúmeras formas de edemas como, por exemplo, edemas pós-operatórios; o edema do braço depois de uma mastectomia; assim como os edemas pós-traumáticos, como os que aparecem quando se faz uma fratura. A massagem estimula o processo ou imunológico, aumentando na zona cortical dos gânglios linfáticos, a produção de linfócitos, cujo núcleo tem um papel alimentício e regenerador para os tecidos. Este fenômeno foi observado em úlceras varicosas, osteoporoses, enxertos de órgãos e celulites. A Drenagem Linfática exerce, ainda, uma ação sedante, tranqüilizante e relaxante. De fato, quando se inicia o tratamento, a maioria dos pacientes sente que os seus músculos se relaxam, as suas pálpebras pesam e uma sensação de torpor invade-os. Também é comum sentir vontade de urinar com mais frequência após a sessão, e este é um sinal que a Drenagem Linfática foi bem feita, pois estimula ao funcionamento dos rins e todos os detritos acabam sendo eliminados naturalmente através da urina.

  A drenagem linfática pode ser feita em gestantes? Se sim, quais os benefícios?
Sim, pode ser feita, porém de uma outra maneira, durante a gestação há um aumento na produção hormonal, responsável por várias modificações musculares e estruturais. Alguns dos hormônios essenciais na gravidez são responsáveis pela tendência de reabsorver o sódio, e isso causa a retenção hídrica. O profissional pressiona e desliza a mão por todo o corpo, direcionando o excesso de líquido para os gânglios linfáticos, os quais trabalham para eliminá-los pela urina. As manobras são realizadas em decúbito dorsal (barriga para cima) e decúbito lateral (pessoa deitada de lado); e não é realizada no abdômen. Portanto, é comum sentir vontade de urinar logo após a sessão de Drenagem e este é um sinal de que a drenagem foi bem feita. Para as gestantes a Drenagem é indicada para reduzir o inchaço, fortalecer o sistema imunológico, tem ação descongestionante e induz ao relaxamento psíquico e a sensação de bem-estar e conforto, emoções positivas transmitidas ao bebê.

  Quais as vantagens estéticas desse procedimento?
Redução de medidas e diminuição da celulite.

 A drenagem deve ser feita por qual profissional?
Somente profissional capacitado como fisioterapeuta, esteticista e dermatologista podem fazer o procedimento.

Quais são os tipos de drenagem linfática? Explique cada uma delas.
Há algumas diferenciações e complementações nas drenagens, mas drenagem linfática só existe uma. O               que existe são tratamentos que são associados à drenagem.

Em quais áreas do corpo o procedimento é mais realizado?
Barriga, culote, bumbum e coxas.

 Quais as vantagens da drenagem manual e quando ela é mais indicada?
Respondido acima.

É necessário ter prescrição médica para iniciar sessões de drenagem linfática? Qual profissional mais indicado para esse encaminhamento?
Não é preciso prescrição, mas é preciso que a drenagem seja feita por profissionais qualificados. No caso de pós cirúrgico o cirurgião prescreve.

 Apenas a drenagem linfática consegue eliminar os desconfortos da celulite? É importante atrelar esse tratamento a uma dieta balanceada e exercícios físicos?
A drenagem linfática ajuda muito, mas tratamentos associados proporcionam um melhor resultado, além de mais rapidez. Vale lembrar que uma boa alimentação e a prática de exercício físico ajuda e muito.

O procedimento também é procurado por homens? O que os motivam a fazer uma sessão?
Sim, os homens estão cada vez mais vaidosos, não apenas para o lado estético, mas para o lado do bem estar e saúde. Buscam uma melhora na qualidade de vida, normalmente as mulheres os instigam, muitos casais fazem tratamentos juntos. 

SERVIÇO:
Dra. Juliana Piola- fisioterapeuta
11 22817369 / 11 23617369
Av. Engenheiro Caetano Álvares, 5.650

Nenhum comentário:

Postar um comentário