terça-feira, 22 de julho de 2014

Alimentos Hidratantes



Você sabia que quando sentimos sede já estamos desidratados? Vamos falar sobre frutas que ajudam a manter a hidratação em épocas de altas temperaturas. As crianças muitas vezes não lembram de beber água, justamente por ainda não ter a autonomia de suas atitudes ou por funções metabólicas. Sentir sede já eh sinônimo de desidratação! Uma saída é incluir na alimentação frutas, verduras e pratos que contenham um alto teor de água. Assim, mesmo quem bebe pouco líquido durante o dia pode manter o corpo hidratado sem muito esforço. Alimentos com alto teor de água, estão a laranja, melancia, morango, melão e tangerina.

Laranja e tangerina : possui vitamina c que aumenta o sitema imunológico evitando doenças

Morango: dispõe de muita vitamina C e B5, ajuda a fortalecer os ossos e os dentes, ajuda a combater e cicatrizar infecções mais rápido, combate os radicais livres, evita as hemorragias.

Melancia: contem vitamina C, A, B6, diminuição do colesterol e das chances de desenvolver artrite reumatoide e ortoartrite, além de proteger o corpo de alguns cânceres, como o de próstata, endométrio, pulmão e mama.

O ideal é ingerir 5 frutas por dia.

Laranja/ mexerica: 02 unidades

Morango: 08 unidades

Melancia: 02 unidades

Melão: 02 unidades

O ideal é consumir a fruta in natura, mas caso seja necessário, pode fazer preparações com as frutas, como sucos e sobremesas:

Ex: suco de melancia

Suco de melão com morango

Gelatina de morango com a fruta picada dentro da gelatina

Suco de laranja com mexerica

Shakes ou vitaminas com todas as frutas batido com iogurte desnatado

Sempre oferecer água as crianças, caso não seja muito atrativo, ofereça água de coco, sucos naturais, verduras e legumes com alto teor de água como o chuchu, abobrinha, cenoura e beterraba

Sucos hidratantes (receitas)


• Suco de Morango: bata 5 morangos grandes e vermelhos com 1 cenoura descascada, suco de uma laranja madura mais 200 ml de água de coco no liquidificador. Coe a bebida, adoce com adoçante se desejar e sirva com gelo e frutas decoradas.

• Suco de maçã: bata no liquidificador 1 maçã verde, 1 talo de aipo, 1 salsão e uma colher de gengibre ralado com 100 ml de água de coco. Acrescente adoçante a gosto, coe o liquido e beba com gelo.

• Suco de Abacaxi: você usará 300 ml de água de coco, 2 fatias de abacaxi em tamanho médio, 4 folhas de hortelã e suco de meio limão. Bata todos os ingredientes no liquidificador e acrescente o adoçante. Coloque gelo e beba.

• Suco de Melancia: no liquidificador, bata uma fatia média de melancia e suco de um limão. Coloque adoçante a gosto, gelo e acrescente 100 ml de água gelada.

• Suco de Melão: bata 200 ml de água de coco, mais 2 colheres de mel e uma fatia média de meão no liquidificador. Acrescente gelo e beba.

• Suco de Goiaba: em um liquidificador bata 200 ml de água de coco com uma goiaba grande e vermelha. Acrescente adoçante se desejar e coe o líquido. Sirva com gelo.

• Suco de Frutas Vermelhas: você irá usar 4 morangos grandes e vermelhos, 1 polpa de amora, 1 polpa de framboesa, 100 ml de água de coco. Bata tudo no liquidificador por 2 minutos, coe e acrescente gelo.

Fonte: Dra. Paula Castilho Facebook | Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário